Explorando os Eventos ao Maximo
1. O layer de eventos O que eh o layer de eventos:O layer de eventos eh como um layer de mapa só que ele tem a função de programar eventos embora muita gente o use para por alguns detalhes nos mapas
Como chegar ao layer de eventos:existem 3 maneiras de se chegar ao layer de eventos:
1. Clickando na imagem do 4º layer
2. Clikando em modo e logo depois em edição de eventos tbm na barra de ferramentas
3. O ultimo e mais facil apertando a tecla F8 do seu teclado
Visualisando o layer de eventos: vc saberá que está no layer de eventos pq a tela onde aparece o mapa estar toda quadriculada e terá aqule simbolo que vc está vendo na ss que eu mandei
O que eh aqule simbolo?:ele marca onde seu personagen irá começar vc pode facilmente movelo com o mouse ou clicar em qualquer lugar da tela com o botão direito do mouse e logo após em posição inicial do jogador
2. A pagina de eventos Bom essa pgina pode ser acessada clicando 2 vesesem qualquer quadradinho do mapa abaixo a função de cada parte dessa pagina:
1- Comando nome:aqui vc define o nome para seu evento naum eh obrigatório mas eh recomendavel que vc coloque ao passar do tempo vc entendera o por que.
2-Comandos de pagina:Existem 5 funções nos comandos de pagina como vc ja deve ter notado :-)
Nova Pagina:abre uma nova pagina de eventos no mesmo eventoteste para vc ver
Copiar Pagina:serve para copiar a pagina de eventos eh muito util caso vc tenha que usar o mesmo evento varias veses
Colar Pagina:cla uma pagina que vc tenha copiado
Deletar Pagina: deleta uma pagina :
Limpar Pagina: apqga todos os eventos dentro de uma pagina
3- Comndos para finalisar e cancelar o evento:abaixo os comando
OK:finaliza o evento mas e claro que vc pode editalo depois basta clicar 2 veses sobre o evento
Cancelar:ccancela o evento ou uma edição que vc esteja fazendo nele
Aplicar:Tem a mesm função do comando OK só que naum fecha a pagina de eventos
4- Comando opções e iniciar quandoOpçõesAnimação Movimento:define se o evento vai ter uma animação
Animação fixa:força que a animação aconteça mesmo sem existir uma animação
Direção Fixa:define a direção da animação
Atravessar Tudo:faz a sua animação atravessar tudo :-)
Alta Prioridade:faz seu evento ficar acima de qualquer outro objeto de mapa
Iniciar quandoAo pressionar teclafaz o evento funcionar apenas se tu pressiona as teclas Space, Enter e C
Ao tocar Herói:O evento começara assim que tocar ele
Ao Tocar Evento:Faz o evento começar assim que ele encostar em vc
Inicio Automatico:faz o evento acontecer automaticamnte
Processo Paralelofaz o evento acontecer ao mesmo tempo que outra coisa acontece
Grafico e MovimentoGraficografico aqui vc pode po NPCs e partes do tilest
Movimento1- tipos de movimentoFixo:seu evento fica parado
Aleatório:ele vai se mover para qualquer lugar aleatóriamente
Seguir Herói:segue o personagen principal
Pré Definido:vc efine uma rota para o evento pelo comando editar rota logo abaixo
velocidade e frequenciaVelocidade:define a velocidade do movimento do evento
Frequencia:define a frequencia em que o seu evento irá se movimentar
6- Condições de evento eh um conteudo mais avançado que será visto em uma próxima aula
7- Comandos de eventosera o conteudo da próxima aula os eventos da 1ª aba
Considerações Finaisbom acho meio dificil essa aula ajudar muita gente pois realmente aqui foi colocado o basico mesmo :-)
comentem!!!!!! plz
qualquer duvida eh soh postar
acho que as aulas deveriam ser movidas para campus ;D
nem precisa fala pq eu ja sei do meu probleminha de organisação e portugues
hehehe