Aula de RMVX para IniciantesQuer aprender mais sobre RMVX, fazer bons jogos, aprender mais sobre Switchs, Variáveis, Condições e Eventos?
Leia este tutorial e fique por dentro!
Interface: Veja a tela de início do RMVX, vamos analisá-la:
Detalhe 1: Essa é a nossa Barra de Ferramentas, aqui temos atalhos para vários componentes do programa, que facilitam bastante a criação de um jogo.
Detalhe 2: Esse é o nosso Tileset. Um tile é um bloco gráfico com a imagem de algum tipo componente do mapa, por exemplo: Chão, paredes, caminhos, água, entre outros. O Tileset nada mais é do que um conjunto desses blocos gráficos, e se divide em 4 abas.
Detalhe 3: Essa é a nossa Árvore de Mapas, aqui se organizam todos os mapas criados em um projeto.
Detalhe 4: Esse é o mapa, aqui se aplicam os tiles(do Tileset) e os Eventos, que veremos daqui a pouco.
Configurações: Existe uma ferramenta no RPG Maker chamada
Banco de Dados, o Banco de Dados é usado para catalogar algumas características do projeto que está sendo feito.
A partir da tela inicial do RPG Maker, acesse o Banco de Dados pressionando F9 no seu teclado ou clicando no ícone do Banco de dados na Barra de Ferramentas(Detalhe 1 da Figura Anterior).
Analise a janela do Banco de Dados:
Os detalhes marcados são as Abas. Cada aba contém informaçãoes editáveis sobre o seu projeto.
Vamos definir as abas:
Personagens: Aqui podemos definir a quantidade de heróis presentes no jogo, suas classes, gráficos, faces, equipamentos e status.
Classes: Uma classe é uma "espécie" de herói. Você pode usar uma classe para cada herói ou heróis de mesma classe, como desejar.
Ítens: Aqui encontramos a listagem de todos os ítens presentes no jogo, seus efeitos e suas condições.
Habilidades: Esta aba lista todas as Habilidades que os heróis podem adquirir e suas definições gerais.
Armas: Aqui encontramos a listagem de armas que os personagens podem equipar.
Armaduras: Essa é a lista de armaduras e acessórios que os heróis podem equipar.
Inimigos: Aqui encontramos a lista de todos os inimigos que os heróis podem lutar contra.
Grupos Inimigos: Aqui vemos os grupos formados por inimigos da aba anterior.
Status: Aqui estão listadas todas as mudanças de estado do herói.
Animações: Aqui se encontram as animações de todos os ataques, efeitos, estados e danos sofridos durante uma batalha ou efeito especial.
Eventos Comuns: Aqui se encontram os eventos que são processados em todos os mapas, ainda chegaremos lá.
Sistema: Aqui são definidas algumas características do projeto.
Vocabulário: Nessa aba você pode definir as palavras usadas para cada função que aparece no jogo.
Mapa No mapa, iremos "desenhar" o caminho do nosso herói. Ao voltar para tela inicial do RMVX, pressione F5 para habilitar a Edição de Mapas. Selecione qualquer uma das quatro ferramentas: Lápis, Retângulo, Círculo ou Preencher. Selecione um tile no tileset, e comece a desenhar o seu mapa.
Ao desenhar no mapa, você tem certos tiles que impedem o personagem de se mover. Exemplo: Colunas, água, árvores, pedras, etc. Você pode definir a propriedade de qualquer tile pressionando F4 no se teclado, habilitando as Propriedades.
Você deve perceber que o tileset ficou cheio de X e O. Como na figura:
Você pode editar a propriedade de cada tile. Sendo X impassável, O passável e a "estrela" passável, porém o herói passa por trás do tile.
Para editar a propriedade de um tile, apenas clique com o mouse em cima de seu tile até ficar da maneira desejada.
----- FIM DA 1ª AULA -----Aqui encerramos a 1ª aula, que abordou o mais básico do RMVX.
Na segunda aula, iremos estudar os eventos e suas funções.
Até mais!