Event Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Event Makers

________________________________ Menu do Usuário ______________________________
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Butcher
Administrador
Administrador
Butcher


Masculino Número de Mensagens : 32
Idade : 30
Especialização : Programação de Eventos
Projeto Atual : Stealth
Aviso :
[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Right_bar_bleue

Data de inscrição : 24/05/2008

[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Empty
MensagemAssunto: [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!   [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Icon_minitimeSáb maio 24, 2008 6:36 pm

Olá pessoal, vamos começar com a aula pra não fazer vergonha nos projetos, darei umas idéias e outras noções para deixar o seu jogo muito mais caprichado.

Introdução:

Temos vários tópicos para abordar, Mapas, Surpresa, Fôlego e Extras.


=====
MAPAS
=====

Com certeza uma parte importantíssima, não deixe de caprichar nesse componente essencial!
Procure fazer com que o tamanho das casas seja proporcional ao seu interior, eu já vi jogos em que o interior era imenso, e seu tamanho por fora era do tamanho de uma casa comum.

Procure "florear" o mapa ao máximo, colocando matos, flores, madeiras, folhas,etc. Tente sempre amontoar um 'cadinho essas coisas para que não pareça que foi posto com preguiça!

Tente fazer sempre casas com segundos andares visíveis e tamanhos diferentes, para que não pareça que as casas são as mesmas só que com telhados diferentes...

========
SURPRESA
========

É essencial que um jogo tenha partes inesperadas e um bom roteiro.

Exemplo de mau roteiro: O herói acorda e o rei convoca ele pra devolver as pedras elementais sagradas e detonar o vilão pra trazer a paz SÓ NA VIZINHANÇA.

Se quiser fazer um jogo desse tipo(tendo muita coragem e cara-de-pau ;D) tente fazer com que o herói tenha uma história de início, como, aprender a lutar,etc.

Exemplo de roteiro melhor do que o outro: O herói acorda, e ao sair de casa vai com seus amigos passear, e um monstro aparece e morre depois de ter lutado... Aí na volta, o herói salva a sua mãe de ser atacada, e mata outro monstro, aí um soldado vê tudo e dá um prêmio e uma medalha de honra. E o vilão ataca e vc parte pra aventura!!!

É muito melhor do que achar a espada do pai do herói e sair dando espadada em todo mundo sem pensar e sem saber usar Razz.

Resumindo, bom roteiro + bom mapa = ótimo jogo

======
FÔLEGO
======

Todo jogo, mesmo que tenha bons mapas e bom roteiro, pode ser um jogo muito chato!

Por isso, todo jogo tem que ter acontecimentos que "ligam" o jogador, e fazem com que se tenha mais vontade de jogar, e consequentemente, zerar!

Procure colocar um fôlego no seu jogo, coloque animações automáticas e side-quests(missões opcionais pequenas, para ganhar dinheiro ou ítens), sempre com o bom roteiro!

======
EXTRAS
======

Eu adoro puzzles! Se você já jogou Boktai 2 para GBA, vai entender porque eu zerei!

É um ótimo meio de aumentar o fôlego do jogo... Coloque quebra-cabeças e enigmas que façam com que o jogador tenha vontade de dar um Roundhouse Kick no Gabinete e um tapão no monitor LCD! Puzzles aumentam o fôlego do jogo e deixa interessante, fazendo o jogador pensar um pouco e ver que o seu projeto foi caprichado!

É bom também fazer secretos, como, paredes secretas, códigos de Game Shark, puzzles disfarçados de cenário comum.

E talvez, um final alternativo!!!

-------
Conclusão:

É isso aí pessoal, pode ver e checar: Roteiro + Mapa + Fôlego + Extras = Jogo perfeito!

Não deixe de caprichar, faça coisas inovadoras e monte situações inesperadas, com puzzles, claro! ;D

Espero que tenham gostado!

VLW!
Ir para o topo Ir para baixo
https://eventmakers.forumeiros.com/
JonnySC
Administrador
Administrador



Número de Mensagens : 1
Aviso :
[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Right_bar_bleue

Data de inscrição : 25/05/2008

[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!   [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Icon_minitimeDom maio 25, 2008 5:09 am

Bom tutorial cara ^^
É sempre bom iniciantes lerem isso.

Parabens!
Ir para o topo Ir para baixo
Danthe
Iniciante
Iniciante



Masculino Número de Mensagens : 1
Aviso :
[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/12/2008

[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!   [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Icon_minitimeSeg Dez 22, 2008 6:49 am

Que legal! eu tb gostei!
mas eu gostaria de tirar uma pequena dúvida...

Eu fiz um cenário de floresta aqui, estou tentando colocar uma neblina nesse cenário, mas eu não consigo colocar! já tentei muitas coisas mas até agora eu naum consegui nenhum resultado positivo.

vlw aew! abraço! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
DVines
Iniciante
Iniciante



Masculino Número de Mensagens : 13
Aviso :
[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Right_bar_bleue

Data de inscrição : 03/11/2009

[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!   [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Icon_minitimeTer Nov 03, 2009 3:08 am

Muito bom o tópico até porque, quem está começando como eu, Razz precisa de algumas orientações, obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!   [Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Tutorial] Faça um jogo sem fazer vergonha!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Event Makers :: RPG Maker VX :: Tutoriais - RPG Maker VX-
Ir para: