Olá pessoal, vamos começar com a aula pra não fazer vergonha nos projetos, darei umas idéias e outras noções para deixar o seu jogo muito mais caprichado.
Introdução:
Temos vários tópicos para abordar, Mapas, Surpresa, Fôlego e Extras.
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MAPAS
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Com certeza uma parte importantíssima, não deixe de caprichar nesse componente essencial!
Procure fazer com que o tamanho das casas seja proporcional ao seu interior, eu já vi jogos em que o interior era imenso, e seu tamanho por fora era do tamanho de uma casa comum.
Procure "florear" o mapa ao máximo, colocando matos, flores, madeiras, folhas,etc. Tente sempre amontoar um 'cadinho essas coisas para que não pareça que foi posto com preguiça!
Tente fazer sempre casas com segundos andares visíveis e tamanhos diferentes, para que não pareça que as casas são as mesmas só que com telhados diferentes...
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SURPRESA
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É essencial que um jogo tenha partes inesperadas e um bom roteiro.
Exemplo de mau roteiro: O herói acorda e o rei convoca ele pra devolver as pedras elementais sagradas e detonar o vilão pra trazer a paz SÓ NA VIZINHANÇA.
Se quiser fazer um jogo desse tipo(tendo muita coragem e cara-de-pau ;D) tente fazer com que o herói tenha uma história de início, como, aprender a lutar,etc.
Exemplo de roteiro melhor do que o outro: O herói acorda, e ao sair de casa vai com seus amigos passear, e um monstro aparece e morre depois de ter lutado... Aí na volta, o herói salva a sua mãe de ser atacada, e mata outro monstro, aí um soldado vê tudo e dá um prêmio e uma medalha de honra. E o vilão ataca e vc parte pra aventura!!!
É muito melhor do que achar a espada do pai do herói e sair dando espadada em todo mundo sem pensar e sem saber usar
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Resumindo, bom roteiro + bom mapa = ótimo jogo
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FÔLEGO
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Todo jogo, mesmo que tenha bons mapas e bom roteiro, pode ser um jogo muito chato!
Por isso, todo jogo tem que ter acontecimentos que "ligam" o jogador, e fazem com que se tenha mais vontade de jogar, e consequentemente, zerar!
Procure colocar um fôlego no seu jogo, coloque animações automáticas e side-quests(missões opcionais pequenas, para ganhar dinheiro ou ítens), sempre com o bom roteiro!
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EXTRAS
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Eu adoro puzzles! Se você já jogou Boktai 2 para GBA, vai entender porque eu zerei!
É um ótimo meio de aumentar o fôlego do jogo... Coloque quebra-cabeças e enigmas que façam com que o jogador tenha vontade de dar um Roundhouse Kick no Gabinete e um tapão no monitor LCD! Puzzles aumentam o fôlego do jogo e deixa interessante, fazendo o jogador pensar um pouco e ver que o seu projeto foi caprichado!
É bom também fazer secretos, como, paredes secretas, códigos de Game Shark, puzzles disfarçados de cenário comum.
E talvez, um final alternativo!!!
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Conclusão:
É isso aí pessoal, pode ver e checar: Roteiro + Mapa + Fôlego + Extras = Jogo perfeito!
Não deixe de caprichar, faça coisas inovadoras e monte situações inesperadas, com puzzles, claro! ;D
Espero que tenham gostado!
VLW!